Entenda se é obrigatório e como o certificado digital funciona para o Microempreendedor Individual
Mais do que nunca, o certificado digital se consolidou como fundamental para o mundo empresarial. Para empresas optantes pelo Simples Nacional ou cujos regimes tributários seguem o Lucro Real ou Lucro Presumido, por exemplo, ele já é obrigação. Mas e para o Microempreendedor Individual (MEI)?
O que diz a lei
Diferentemente de outros tipos de empresa, o certificado digital não é uma exigência, ele é obrigatório apenas para o preenchimento e emissão de Notas Fiscais Eletrônicas na hora de prestar seu serviço ou oferecer seu produto.
Mas é vantajoso obter um certificado digital?
Sim! Além de facilitar o processo, deixá-lo bem menos burocrático e reduzir os custos, o certificado digital garante segurança e autenticidade jurídica para o Microempreendedor, evitando fraudes ou falsificações não só nas NF-e, mas também em todas e quaisquer operações eletrônicas.
Como o certificado digital funciona?
O certificado digital surgiu como uma ferramenta facilitadora para transações feitas por meio da internet. Para quem é MEI, ele funciona como uma chave de acesso disponível totalmente no ambiente virtual, que só pode ser acessada pelas partes interessadas no processo, garantindo a integridade das informações.
Sou MEI. Como posso obter meu certificado digital?
Basta ter o CNPJ em mãos e procurar uma empresa que seja especializada no assunto, como a Better Seguros. Entre em contato com a nossa equipe clicando aqui para solicitar de forma prática, 100% online e com a segurança que o seu negócio merece!
Acesse as novidades e fique por dentro de outros temas.